Tratamentos

 

Cataratas

 

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.

 

Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata, consiste da remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.

 

A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilitando assim, que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia.

 

 

Miopia

 

A miopia é uma anomalia refractiva com um grau de incidência cada vez maior. Para isso muito contribuem as tarefas visualmente exigentes de trabalho prolongado utilizando apenas a visão de perto. O sistema visual não está biológicamente preparado para tais exigências que, continuamente repetidas, conduzem ao desenvolvimento de problemas visuais, entre eles, a miopia.

 

 

A miopia constitui uma fonte de muita preocupação para quem é por ela afectado e, particularmente para os pais de crianças com miopia. A miopia cria maior ansiedade que outros problemas visuais devido à sua maior tendência para aumentar, com a consequente diminuição da acuidade visual e a crescente dependência dos óculos ou das lentes de contacto.

 

 

 

Astigmatismo

 

O Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. 

 

Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos próximos e longes ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

 

 

Hipermetropia

 

A hipermetropia é uma doença dos olhos, devido a estes serem mais pequenos, fazendo com que as imagens sejam focadas atrás da retina e não na retina como no olho normal. Na maioria dos casos é hereditária.

 

Estas pessoas, ao contrário dos que têm miopia, vêm mal ao perto e bem ao longe.

Surge muito em crianças, devido ao globo ocular ser ainda pequeno, podendo desaparecer com a idade. A hipermetropia ligeira, pode passar despercebida nas crianças e adultos porque estes têm uma boa capacidade de acomodação.

 

 

Lentes IntraOculares

 

Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica

 

Glaucoma

 

Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica.

 

Campos Visuais

 

Laser YAG

 

Laser Monocromático

 

Angiografia Digital

É um exame que permite observar e fotografar em pormenor os vasos da retina e da coroideia, isto é as camadas internas do olho.

 

Retinografia

 

Estudo fotográfico da retina. Este estudo é muito importante na evolução de lesões retinianas visíveis ao longo do tempo (Retinopatia Diabética, Hipertensão Arterial, Oclusões Arteriais e Tromboses, Venosas, nas situações Inflamatórias ou Degenerativas da Retina e da Coroideia, Degenerescência Macular Ligada à Idade e Distrofias Retinianas, Tumores Oculares, etc. )

Cirurgias

 

Cataratas

• Transplante de córnea,

• Implantes de lentes intra-oculares

• Correcção de pálpebras

• Laser (miopia,astigmatismo e hipermetropia)

 

Tudo com a qualidade que lhe é devida, acessível a um maior número de pessoas e socialmente ajustado. 

 

"Qualidade não necessita de ser cara"

 

 

Contacto
Drº Miguel Pimenta de Castro
(Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro)
Porto de Mós - Especialidades oftalmológicas


Avenida Santo António 4-r/c
2480-307 PORTO DE MÓS
( Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro )
244 240 954

Mapa do site